quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aula 1 - Folding - Dobraduras

A primeira aula de maquetes teve um caráter explicativo sobre a disciplina, como uma introdução. Houve uma explicação sobre as funções e os modos como as maquetes devem ser construídas, dependendo do seu objetivo.

Após esta introdução, fizemos uma atividade de dobraduras, dividida em duas etapas:

-A primeira foi feita a partir de um papel quadrado, que com dobras horizontais e diagonais se transformou em uma espécie de túnel, uma parábola. Minha dificuldade foi que na hora de fazer o arco definitivo, primeiramente fiz a parábola no sentido paralelo as dobras horizontais, ficando um aspecto um pouco diferente das dobraduras dos outros colegas. Após fiz o arco no sentido perpendicular as dobras horizontais e ficou pronto.

- A segunda dobradura foi feita à partir de triângulos e depois dobras sequenciais. O resultado foi uma forma interessante, pontiaguda e com movimento aparente. O trabalho teve uma flexibilidade bastante grande e pode ser interpretado como vários objetos, entre eles avião, asa delta, porta ou uma espécie de corredor.




Nos dois trabalhos, a questão de escala não é definida se não houver uma referência de tamanho, para fazer essa referência foram usados bonequinhos de quatro tamanhos, que representavam um humano. No meu caso, usei um boneco pequeno, o que deu uma impressão de que as dobraduras representam grandes condtruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário